terça-feira, 17 de abril de 2012

Tecnologia e educação


Tecnologia

Tecnologia é a técnica evoluída, que é fruto de ideias oriundas do passado que ao longo dos anos foram sendo modificadas e aprimoradas, principalmente após 1970, início da terceira Revolução Industrial, quando o conhecimento científico e a pesquisa deram um salto gigantesco.
Os avanços tecnológicos, se entendidos como processos sociais, implicam em transformações de processos e de instituições sociais — dentre as quais se situa a instituição escolar. Tais mudanças geram, num ritmo acelerado, uma série de impactos não só nas demandas educacionais, como também nos modos de interação com o conhecimento.

Diante de tal cenário, informa Belloni (2005), criam-se duas dimensões essenciais de trabalho com as tecnologias de informação e comunicação no cotidiano escolar. Elas podem ser utilizadas como ferramentas pedagógicas ou como objeto de estudo complexo e multifacetado, se encaradas como “tema transversal”. Surgem, assim, duas novas áreas de estudo: mídia-educação e comunicação educacional.

Sobre
informática na educação.
Rivoltella indica em seus estudos realizados no campo de mídia-educação, três principais frentes de atuação:

1) a educação para as mídias, que seria uma tentativa de desenvolver análise crítica dos conteúdos presentes nas peças de mídia com os alunos;
2) a educação com as mídias, o que representaria o uso das mídias como ferramenta pedagógica, como material didático;
3) a educação através das mídias, que seria uma proposta baseada no domínio de linguagens e códigos presentes nos processos midiáticos, ou seja, dotar alunos da capacidade de expressão através dos meios de comunicação, sendo sujeitos ativos deste processo.”

Numa perspectiva voltada para mídia como ferramenta pedagógica, o PNE estabelece diretrizes e metas, que incluem a universalização do acesso à informática nas escolas da rede pública, a dotação da rede de aparelhos de televisão, a utilização de produtos produzidos por rádio e tevês educativas no cotidiano escolar, além da disseminação do uso da informática educativa.

Desse modo, fica evidente a necessidade de capacitação do professorado em atividade e dos estudantes dos cursos de formação docente para lidar com essa nova realidade.

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